Reflexões sobre a Técnica [Texto Heidegger]

Com o surgimento da técnica, a ânsia em dominá-la acaba por fazer com que se seja dominado. Se antes a natureza fornecia alimentos suficientes para a sobrevivência do homem, depois da utilização da técnica, o desejo de extrair outras substâncias do meio foi possibilitado. Mas, ao ver nesse movimento a única possibilidade de se relacionar com o mundo e entre si, quem acaba sendo explorado é o próprio homem que passa a viver buscando mais desenvolvimento para conseguir estar à frente do que, talvez, ele nunca possa estar.

As opções, dentro deste contexto, passam a ser muito exatas, apenas o que é possível calcular, se esquecendo de que existem outras formas que não estão presas a essas características e que também podem ser utilizadas para as relações humanas, questões subjetivas e que não necessariamente possam ser explicadas como as que fazemos uso atualmente. A preocupação de Heidegger está, portanto, ligada ao modo de ser, que não deveria se limitar a uma única possibilidade.

A partir da releitura do texto e de outros complementares, a imagem que melhor ilustrou o meu entendimento foi a do filme Les Temps Modernes, especificamente a que coloco a seguir por dar essa sensação de estar preso ao que nós mesmos construímos e continuamos a fazer cotidianamente.

Les Temps Modernes

Compartilho com vocês os três textos que me ajudaram a entender (acho eu, rs!):

A QUESTÃO DA TÉCNICA EM MARTIN HEIDEGGER José Erivaldo da Ponte Prado – UECE

Martin Heidegger e a técnica Franklin Leopoldo e Silva

A questão da técnica em Martin Heidegger Fábio Valenti Possamai1 , Prof. Dr. Ricardo Timm de Souza (orientador) 1 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PUCRS)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s