Os estudos de Heidegger e a contemporaneidade.

Os estudos de Martin Heidegger mostram-se atemporais, tanto que muitos pesquisadores se prestam a estudar as teorias do filósofo alemão, mesmo tanto tempo após serem originalmente escritas. Na atualidade, as ideias de Heidegger ganham força, sobretudo em tempos de avanços tecnológicos tão expressivos, já que o autor produziu conhecimentos capazes de explicar a relação do homem com as tecnologias a seu dispor.

Podemos ver a importância do autor quando percebemos que existe uma organização de estudiosos que se preocupa em analisar e aplicar as teorias de Heidegger nos dias atuais. Trata-se da Sociedade Ibero-americana de Estudos Heideggerianos, fundada em Buenos Aires, Argentina, em 5 de Setembro de 2008 e que promove, entre 19 e 21 de outubro de 2015, um encontro no Rio de Janeiro para debater ideias do pensador alemão.
imagem


Um dos mais célebres textos de Heidegger está na obra “Ensaios e Conferências”, intitulado “O conceito de essência da tecnologia”, e trata de entender como o homem lida com as questões que envolvem as técnicas empregadas para a constituição de obras de arte. O autor nos oferece uma visão de que existe uma essência incorporada à técnica e que essa seria a responsável por conferir sentido às obras. Ou seja, de nada adiantaria a técnica para desenvolvimento de determinada obra de arte se aquele que a utilizasse não soubesse o que fazer com ela.

Em tempos atuais, é possível enxergarmos tais ideias de modo muito claro. Muitas das tecnologias desenvolvidas e colocadas à disposição da sociedade são utilizadas de modo diferente daquele para a qual foram pensadas. É o caso das redes sociais, palcos de grandes conflitos ideológicos entre pessoas com valores diferentes. Na última eleição para Presidente da República no Brasil, em 2014, foi possível observarmos que, uma ferramenta criada com o intuito de agregar as pessoas, de encurtar as distâncias e disseminar informação, como o Facebook, foi por inúmeras vezes utilizadas para a propagação de mensagens de ódio a determinados candidatos, bem como para disseminação de informações falsas.

Um comentário sobre “Os estudos de Heidegger e a contemporaneidade.

Deixe um comentário