O amor nos tempos da τέχνη

11885271_819806734803212_4625302604862521528_n

Em “Ensaios e Conferências”, o filósofo alemão Martin Heidegger discute a questão da técnica na sociedade. De acordo com o autor, τέχνη -ou techné– designa, ao mesmo tempo, as atividades do artesão / criador e as artes da mente. A techné induz um modo de revelação que, ligada ao conhecimento, age a fim de exercer influencias na vida do homem.

Estuda-se, principalmente, o impacto da tecnologia moderna na convivência social. Heidegger afirma que esta é apresentada como modo de revelação ao tornar-se presente onde a verdade emerge. Tal técnica moderna, no entanto, é regida por um desencobrimento que tem quatro principais modos de operação, sendo eles a extração, a transformação, o estocamento, a distribuição e o processamento. O sujeito é capaz de extrair da natureza uma matéria prima que, ao passar por tais processos, torna-se um produto final cuja utilidade é dada à um fim que o próprio estabelece.

No entanto, os processos podem acontecer não somente na natureza, mas também no mundo virtual. Os softwares dominam a maior parte das criações tecnológicas na internet. O Tinder, aplicativo multi-plataforma lançado em 2012, permite que o cadastro pré-efetuado no Facebook seja incluído no sistema e através da localização geográfica, é permitida ao usuário a opção da comunicação por meio de imagens: o usuário publica fotos de si mesmo no perfil e pode “aceitar” ou “rejeitar” outras pessoas que possuem o aplicativo. Se duas pessoas, em um raio de distância pré-definido, se gostarem, o software permite que elas se falem. Recentemente, um outro novo aplicativo que faz contraposição ao Tinder vem sendo comercializado. O Binder estuda a via contrária: o aplicativo baseia-se na dinâmica do Tinder, porém é desenvolvido com o intuito de facilitar o término de relacionamentos. O usuário pode escolher o motivo pelo qual deseja trminar o relacionamento e uma resposta automática é enviada por meio de SMS ao destinatário.

binder

Assim, a tecnologia, além de tornar a vida do usuário mais cômoda, implicou também mudanças sociais verificadas no comportamento daqueles que utilizam as redes sociais para conquista e término de relações afetivas.

A tecnologia moderna influencia o homem que, segundo Heidegger, ilusoriamente acredita que está no controle dos processos tecnológicos. Assim, os envolvimentos criados em tais softwares apresentam relações momentâneas e dinâmicas, refletindo, por vezes, no comportamento do grupo social que utiliza de tais sistemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s