Aldeia global no mundo digital

Em A Crítica da Técnica e da Modernidade em Heidegger e McLuhan, nos deparamos com similaridades entre o pensamento dos dois filósofos. Ambos rejeitam a visão instrumentalista da técnica. Porém, enquanto um diz que há autonomia da técnica sobre a criação (Heidegger), o outro defende a ideia da autonomia do meio sobre a mensagem (McLuhan).

Ao dissertar a respeito dos estudos do canadense, Sá descreve as “três dimensões ou conjuntos históricos, técnicos e comunicacionais” preconizados nos estudos do meio feitos por McLuhan: Dicotomia Oral/Escrito, Surgimento dos tipos Móveis e Era da Electrónica.

No terceiro, vemos pinceladas do potencial da comunicação digital, pricipalmente quando refletimos a respeito da ideia de McLuhan de que “a era electrónica permite aos seres humanos, ao contrário do que se passava na era da imprensa, pensar em conjunto, através de um meio tecnológico constituído à sua imagem e semelhança”.

De certa forma podemos aplicá-la a era digital. Especialmente se levarmos em consideração comunidades cujo “país” sede existe apenas na internet.

Nerdfighteriacopy

Em 2007 os irmãos Hank e John Green perceberam que conversavam com menos frequência do que gostariam, por isso deram início ao Brotherhood 2.0. Um projeto que consistia em postar vídeos sobre assuntos cotidianos e discutir atualidades do mundo.

Já em 2009, através do projeto (agora nomeado VlogBrothers) os irmãos comunicavam-se entre si e com uma comunidade que cresceu ao redor do canal de comunicação que os dois criaram. Eles passaram a chamar eles mesmos e seus seguidores de nerdfighters, e o lema era claro: Don’t Forget to Be Awesome.

Com iniciativas Project 4 Awesome, além de vídeos educacionais e discussões em fóruns, os irmãos Green uniram e mobilizaram jovens e adultos em prol do conhecimento e de ações que auxiliam os menos favorecidos.

Podemos afirmar também que o processo de segmentação de conteúdos nas redes sociais colabora na formação das ‘aldeias globais’. Para que você fique preso ao site, o News Feed utiliza algoritmos para enviar  apenas conteúdos relevantes identificados a partir do seu comportamento online. E se por um lado nos aproximamos mais facilmente de pessoas em todo o mundo que pertencem a nossas “tribos”, no isolamos cada vez mais dos indivíduos que não fazem parte do nosso nicho.

Anúncios

Um comentário sobre “Aldeia global no mundo digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s