Individualidade na era da automação

Como vimos anteriormente, a evolução da tecnologia influencia diretamente a técnica empregada à obra de arte. Se as pinceladas e contornos do desenho são afetadas pela habilidade e coordenação motora do desenhista/pintor, como obter algo individual e único a partir de trabalhos feitos com máquinas? Como mostrar que o rabisco, vídeo ou foto criados pelo artista não são algo que poderia ser reproduzido por outra pessoa em outra ocasião?

A exemplo da fotografia, a máquina limita o seu quadro, e oferece um número “x” de possibilidades.”As imagens técnicas são produzidas por aparelhos. Como primeira delas foi inventada a fotografia. O aparelho fotográfico pode servir de modelo para todos os aparelhos característicos da atualidade e do futuro imediato. Analisá-lo é método eficaz para captar o essencial de todos os aparelhos, desde os gigantescos (como os administrativos) até os minúsculos (como os chips), que se instalam por toda parte. Pode-se perfeitamente supor que todos os traços aparelhísticos já estão prefigurados no aparelho fotográfico, aparentemente tão inócuo e ‘primitivo'”.

Flusser valoriza a personalidade e inventividade do artista, aponstando sempre na capacidade de transgredir os limites impostos pela máquina. Tornar único algo que poderia facilmente ser produzido de modo autômato. Podemos dizer que o que separa o artista do simples “apreciador da técnica (e sua tecnologia)”, é o estilo empregado à arte/manifesto. Podemos citar, por exemplo, Cartier Bresson e seu “momento decisivo.

url

A perspectiva de Bresson, seus hábitos de obserrvação e seu sentindo (e significado) de momento decisivo, eram capazes de transformar suas fotografias em algo único.De certo modo podemos de dizer que o próprio Flusser corroborava com suas ideias ao transmití-las através de ensaios. Ao fazê-lo,  “o autor incita os interlocutores a refletirem e a escreverem complementos. Flusser não fez discursos sobre a comunicação, ele provocou diálogos nos quais continuamos envolvidos”.

Aula 04, 26/08, questão 04.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s