Máquina e Imaginário: máquinas semióticas

O que seriam as Máquinas Semióticas propostas por Arlindo Machado?

Em “Máquina e Imaginário”, Arlindo Machado aborda a relação entre arte e tecnologia e seus desdobramentos na cultura contemporânea. Dentre diversas questões, o autor trata da autoria em um contexto onde o processo de criação é largamente mediado por máquinas.

De acordo com o autor, entende-se como máquinas semióticas “aquelas  dedicadas prioritariamente à tarefa de representação” (p.34). Estas máquinas são essenciais nas atividades simbólicas do homem contemporâneo uma vez que possuem eloqüência própria.

Tomemos como exemplo a máquina fotográfica e uma fotografia. A imagem produzida pela câmera é criada a partir da perspectiva, ou seja, do olhar do sujeito, mas os elementos significantes da mensagem são determinados pela máquina. Desta forma, independente do assunto a ser fotografado, todas as fotografias possuem um mesmo conteúdo de fundo, imprimidos pela própria máquina e para fugir deste conteúdo seria preciso desconstruir a máquina. Este conteúdo inerente à câmera é o modo como ela fala.

camera

Philippe Dubois, no capítulo “Máquinas de imagens: uma questão de linha geral” da obra “Cinema, Video, Godard” (2004), propõe que as máquinas semióticas dedicam-se não somente à tarefa de representação, como também ao processamento e produção de signos. Considerando as definições dos dois autores poderíamos supor a câmera como co-autora no processo de fotografia. Uma vez que ela foi projetada por engenheiros, utiliza lentes cujos conceitos ópticos foram codificados por físicos, sem considerar os químicos que desenvolveram as técnicas utilizadas na revelação das imagens, a quem devemos atribuir a concepção de uma foto?

Não há um consenso sobre a questão da autoria quando envolvemos arte e tecnologia. Entretanto podemos considerar como legítimos fotógrafos (em oposição aos “apertadores de botão”) aqueles que não só possuem um olhar apurado como também dominam a técnica de suas máquinas e utilizam todos os processos relacionados à fotografia à serviço de suas ideias plásticas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s