Limitações que comprometem a argumentação dos críticos [Máquina e Imaginário]

Questão 7: O autor aponta pelo menos duas limitações que comprometem a argumentação dos críticos da fusão arte/tecnologia. (p.36) Explique cada uma delas:

A primeira limitação citada pelo autor diz sobre o determinismo das máquinas que pode ser facilmente constatada em “qualquer processo cultural da humanidade de qualquer tempo”. Como exemplo temos o escultor, que mesmo utilizando o barro e as mãos para moldar suas obras, vai se ver dentro de um processo que também é imposto pelo material e por suas ferramentas de trabalho. Outra atividade colocada é a da escrita. Ao trabalhar com a linguagem, o escritor também, assim como quem trabalha com computadores, se vê preso a determinações. “É menos o escritor quem escreve do que a língua que o condiciona”. Um levantemento interessante que segue esse pensamento é o de que ao se fazer poesia, consegue se dizer o indizível, pois ela transgride os modos estabelecidos, e então, seria possível fazer o mesmo com as novas poéticas tecnológicas.

A segunda limitação colocada por Machado é sobre as limitações de manipulação das máquinas e processos técnicos. Com exemplos da fotografia e do cinema o autor mostra a dificuldade de se afirmar qualquer coisa nesse aspecto, pois esses limites envolveriam a “imaginação dos homens” e o que se vê ao longo dos anos da existência dessas duas tecnologias é uma constante transformação e incontáveis usos e práticas que as envolvem.

Para ilustrar com exemplos atuais pensei na questão da 4ª parede em outros meios. No texto de onde tirei a imagem a seguir [link], existem vários exemplos, principalmente nos quadrinhos que mostram essas possibilidades e adaptações que se distanciam de uma possível limitação, pelo contrário, mostram que há novas formas de se criar, mesmo dentro de uma mídia já tão utilizada e conhecida.

Deadpool_Xaveco-960x737Para encerrar, complemento com o desafio destacado pelo autor, no qual a grande diferenciação de um artista será saber “recolocar questões da liberdade e da criatividade” em uma sociedade imersa na informatização.

Anúncios

Um comentário sobre “Limitações que comprometem a argumentação dos críticos [Máquina e Imaginário]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s