Além da definição de arte

Questão 2: Em que sentido o autor aplica o mesmo raciocínio de Walter Benjamin sobre a fotografia e o cinema em relação à arte produzida com recursos tecnológicos?

Em “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, ao falar de antigos pensamentos sobre o cinema e fotografia, Walter Benjamin afirma que o problema não está em definir se eles estão elencados no campo da arte, mas a questão mais importante que essas novas formas e novos dispositivos trazem é a crise de conceitos tradicionais sobre a arte.

Assim, ao trazer Benjamin para seu texto, Arlindo Machado evoca este pensamento para tratar de questões trazidas pelas novas tecnologias na arte, os novas paradigmas envolvidos, as novas questões levantadas e as mudanças nos conceitos estéticos. Machado nos traz exemplos de movimentos artísticos dos anos 1960 que já utilizavam a tecnologia, nos leva depois para a vídeo-arte e para a desconstrução de Nam June Paik . Todo este caminho nos mostra uma arte que de um lado se mostra apocalíptica e de outro, os salvacionistas enxergando na tecnologia um lugar de salvação. Contudo, é necessário um outro tipo de olhar para a “arte tecnológica”, é necessário enxergá-la também como um veículo dentro de um sistema para que a análise feita não se limite ao âmbito da velha pergunta: o que é arte?

nam june paik

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s