Debate sobre o texto “Máquina e Imaginário” de Arlindo Machado

Questão 1: O que o autor define como as estéticas informacionais?

Segundo Arlindo Machado, as estéticas informacionais surgiram como uma resposta à informatização da produção de arte, principalmente na Europa em meados de 1960, época em que ganhava espaço um tipo de arte conhecido como computer arts.

A ideia das estéticas informacionais era de identificar trabalhos artísticos, classificando-os a partir de critérios mais abstratos como a novidade, a configuração, a estrutura. Isso ocorreu, principalmente, porque conceitos como “expressão”, “emoção” e “inspiração” tornavam-se vagos frente ao estilo de arte computacional.

Ao juntar as teorias da informação com a cibernética, os postulados das estéticas informacionais buscavam identificar e desvendar as qualidades estéticas desse novo tipo de arte, objetivando a apreciação dos objetos artísticos através da racionalização da percepção do que é arte. A busca por uma “ciência” das artes fez surgir modelos matemáticos rigorosos que, empregados em softwares computacionais, eram capazes de identificar e avaliar quantitativamente produtos artísticos.

As estéticas informacionais buscavam privilegiar uma organização sintática abstrata, uma economia expressiva e a produtividade e objetividade informativa. De acordo com Machado (1993: p.21), “essa tendência julgava construir modelos probabilísticos universais”, que se aplicassem a toda e qualquer obra de arte, seja de qual tempo ela fosse. Mesmo tendo um caráter inflexível e com uma objetividade rigorosa, as estéticas informacionais servem para nos mostrar a afinidade entre a arte e as tecnologias de ponta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s