Estudo dirigido – Panorama da Arte Tecnológica

Texto: Santaella, Lúcia (2003). Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo, Paulus Editora.

Questão escolhida: 03 – Qual é a relação entre a seguinte passagem do texto de Santaella e o conceito de arte tecnológica exposto no texto de Martin Heidegger “The question concerning technology”?

“Nessa medida, a arte tecnológica se dá quando o artista produz sua obra através da mediação de dispositivos maquínicos, dispositivos estes que materializam um conhecimento científico, isto é, que já têm uma certa inteligência corporificada neles mesmos.”

Os dois autores colocam a questão das novas limitações trazidas com o uso dos dispositivos tecnológicos. Independentemente do que se for realizar com a mediação deles, trará as possibilidades e as configurações que são intrínsecas àquela determinada tecnologia. No caso das artes feitas por softwares, por exemplo, o artista tem o poder de criar algo novo a partir dele, mas já está de certo modo preso ao que o software permite ser feito.

Como exemplo, deixo esse software (acesse o site aqui) que possibilita a criação de artes que são criadas com o auxílio de uma impressora 3D, que também foi apresentado no livro Software Takes Command de Lev Manovich (disponível aqui) e que ilustra bem a questão da arte tecnológica.

Vídeo da criação de uma escultura feita pelo software LIA Software Art:

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Estudo dirigido – Panorama da Arte Tecnológica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s