arte X @rte

Qual é o salto quântico que se efetua com a passagem das tecnologias electroeletrônicas, pré-era digital, para as tecnologias teleinformáticas da era digital? [Questão 10]

Lucia Santaella, na obra “Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura” (2003) utiliza-se da arte para descrever algumas mudanças antropológicas e cognitivas com a passagem para o digital. Um tema muito debatido é a respeito da autoria compartilhada, que atualmente reforça sua importância. Com a chegada do computador, o gênio individual, o artista único da obra se perde. A arte passeia de tela em tela girando o mundo em minutos e sendo alterada por cada um. Ao final o que se tem é uma arte coletiva. Mesmo a arte que não passeia de tela em tela mas é criada em um computador tem seus co-autores. Os softwares utilizados para criar a arte foram desenvolvidos por um grupo de engenheiros que pensaram as possibilidades e uso de cada ferramenta na criação da obra.

A estética, não só no sentido do belo mas no sentido de despertar sentimentos, é moldada dentro do permitido pelos softwares. Tudo é transformado em bits, e a aura colocada por Benjamin volta ao debate. A passagem para o digital resume todas as artes em informação, em bits. O que antes era criação de um agora passa a ser de vários. E a estética é “limitada” ao parâmetros computacionais. Como exemplo na criação abaixo, uma arte inicial propicia uma nova arte.

cheques_arte_30

cheques_arte_23

The Play Check. Artistas utilizam da folha de cheque para fazer arte.  http://cargocollective.com/theplaycheck

The Play Check. Artistas utilizam da folha de cheque para fazer arte. Ver mais criações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s