Novas tecnologias e humanos novos

Questão 10 – Qual é o salto quântico que se efetua com a passagem das tecnologias electroeletrônicas, pré-era digital, para as tecnologias teleinformáticas da era digital?

Lucia Santaella, na obra “Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura” (2003) faz um breve relato sobre a recente revolução digital que, segundo a autora, pode ser ainda mais expressiva que a Revolução Industrial, que teve início durante o século XVIII. Assim, tais mudanças colocam em voga consequências socioculturais e antropológicas, e uma previsão clara pode ser dissertada pela premissa de que o “futuro nos conhecerá como aquele tempo em que o mundo inteiro foi virando digital” (SANTAELLA, 2003, p. 173).

Assim, as diversas alterações causadas nesta virada digital, como a conversão de qualquer linguagem em bits, a comunicação se encontra de maneira ubíqua, podendo viajar rapidamente ao redor do planeta em questão de segundos. Não obstante, tal salto quântico, ao qual a autora se refere, provoca mudanças não só antropológicas ou como lidamos como a informação, como também cognitivas. Através das artes, Santaella propõe uma análise sobre a mudança da concepção de mundo, provocada pelos adventos tecnológicos contemporâneos. Tem-se, por exemplo, a arte interativa, onde os artistas podem interagir com máquinas com o intuito de criar uma interação com o público que possa vir a participar da relação entre homem e obra.

A arte interativa, segundo Santaella, é talvez o “adjetivo mais inclusivo para descrever a arte na era digital” (2003, p. 174 e 175). Aquela é descrita pela forma de arte que é capaz de envolver a ação do espectador através de instalações, movimentos sensórios e estímulos. A arte digital pode ser concebida diretamente no meio digital ou apropriada, como é o caso da animação interativa do quadro “Noite Estrelada”, de Van Gogh e remediada pelo artista grego Petros Vrellis.

As novas formas de arte, de realidade virtual, da televisão compartilhada e de tecnologias, no cenário atual, se desenvolvem e produzem visões antecipatórias que, segundo Santaella, será comumente vistas no futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s