Da visão de Dubois

“Elas nos tornaram cegos pensando que poderiam nos fazer ver tudo”

 

No texto “Máquinas de imagens: uma questão de linha geral”, Philippe Dubois questiona a partir de três pensamentos as quatro tecnologias: fotografia, cinema, televisão e informática. O primeiro eixo de raciocínio é o maquinismo-humanismo, nele, a fotografia intermediaria o homem do símbolo. O cinema, por sua vez, faria com que até a visão fosse “maquínica”, porém, ainda há a produção que depende do imaginário, a formação das imagens em movimento e a compreensão da narrativa. Já a televisão transformaria os telespectadores em “fantasmas indiferenciados” e a internet faria com que até o real passasse a ser maquínico.

O segundo eixo, semelhança-dessemelhança, aborda mais a questão estética. No caso da fotografia, a pintura seria anteriormente o mundo como o homem via e com ela passa a ser a verdade que enxergamos. O cinema vai além com a possibilidade de movimento, se diferenciando da vida pela capacidade de ser revisto. A televisão traz esse movimento só que com o acréscimo do tempo real, o ao vivo e na informática essa ideia de semelhança perde o sentido por ser uma mimese infinita.

E o terceiro e último eixo, da materialidade-imaterialidade, pode parecer ser lógico, da pintura até a informática a imagem tenha se tornado cada vez mais imaterial. Mas o que se percebe é que há essa constante relação dual em todos os períodos.

Um exemplo dado pelo autor é a cena mostrada onde o ator tenta, sem sucesso, alcançar a atriz na tela do cinema. É quando a imagem se torna impalpável também por ser apenas uma percepção. Até que atualmente chegamos na imagem que deixa de ter uma imagem fonte e passa a ser produto de um cálculo, como é o caso dos computadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s