Questão: Arantes, Bragança e Machado

Qual é a relação que pode ser estabelecida entre os textos de Arlindo Machado (Arte e Mídia), o conceito de Interestética de Priscila Arantes e a reflexão de mimesis tecnológica e interatividade de Bragança de Miranda?

Em “Arte e Mídia”, Arlindo levanta o questionamento de qual seria a relação articulada esses dois elementos.“Com as formas tradicionais de arte entrando em fase de esgotamento, a confluência da arte com a mídia (ou convergência, segundo Jenkins) representa um campo de possibilidades e de energia criativa que poderá resultar proximamente num salto no conceito e na prática tanto da arte quanto da mídia – se houver, é claro, inteligências e sensibilidades suficientes para extrair frutos dessa nova situação.”

Em seu conceito de interestética, Priscila refere-se a a uma estética híbrida e a interface como uma troca de informações, possível apenas por vivermos em um ambiente permeado por aparatos tecnológicos e meios que eliminam as fronteiras entre artista (criador) e público (usuário).

“A interestética, portanto, deve ser vista como uma estética híbrida que diluí os limites, trazendo para seu interior as inter-relações e interconexões com outras áreas do saber. É uma estética que rompe com qualquer ideia de fronteira rígida entre perto e longe, artificial e natural, real e virtual. Em suas diferentes manifestações, a partir dos trabalhos de telepresença, net-arte, realidade virtual ou realidade artificial, a interestética revela uma forma de compreensão da arte na qual as searas se misturam e se hibridizam continuamente”

Inicialmente podemos afirmar que toda obra de arte é interativa. A partir do momento em que um pintor utiliza a sua imaginação (ou poder de observação) para criar, seu trabalho está sujeito a interpretação (interação) entre o artista e o interpretante. Para Bragança a verdadeira questão é  saber se a ” arte deve ter como critério absoluto a interatividade. Mais ainda, está em causa a apreensão do que significa esse desejo de interatividade total”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s