Questão [aula 7]

Qual é a relação que pode ser estabelecida entre os textos de Arlindo Machado (Arte e Mídia), o conceito de Interestética de Priscila Arantes e a reflexão de mimesis tecnológica e interatividade de Bragança de Miranda?

Arlindo Machado fala sobre a Convergência e a Divergência entre as artes e os meios. O primeiro conceito está relacionado ao que acontece atualmente em processos de intersecção que tornam as fronteiras entre meios diluídas. Além disso, “hoje, uma nova tecnologia ou numa nova mídia não dura mais que cinco ou dez anos, impossibilitando portando o amadurecimento profissional, a constituição de uma linguagem suficientemente desenvolvida, a destilação de uma estética e a formação de um acervo de obras representativas”. Já o segundo conceito está relacionado a especificidade de cada meio, onde se pensava em cada um deles de forma independente.

A mimesis tecnológica seria, para Bragança de Miranda, um modelo no qual a realidade e a arte se fundissem, próximo ao que se pode compreender por Convergência, escrito anteriormente. E essa ideia seria parte da categoria universal da interactividade, sendo a reunião do espectador e a exterioridade (natureza e experiência). O conceito trabalhado por Priscila Arantes, o de interestética, também abrange a noção de fronteiras compartilhadas e movimentos fluidos: “A interestética, portanto, deve ser vista como uma estética híbrida que diluí os limites, trazendo para seu interior as inter-relações e interconexões com outras áreas do saber. É uma estética que rompe com qualquer ideia de fronteira rígida entre perto e longe, artificial e natural, real e virtual”. Essa proposta, assim como as outras, permite pensar na estética em suas diferentes formas de manifestações, que se aprensentam em suas misturas e hibridizações.

Exemplo de Net-Art citado no texto de Priscila Arantes:

 

post_artemidia

Acesse em neave.com/voronoi

 

Textos estudados para aula:

MIRANDA, José Bragança de. Da interactividade. Crítica da nova mimesis tecnológica In: Cláudia Giannetti (Ed.). Ars Telematica – Telecomunicação, Internet e Ciberspaço. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1998.

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

ARANTES, Priscila. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora Senac, 2005.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Questão [aula 7]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s