(+18) O pós-humano em Orlan e Ron Athey [Camille e Carolina]

No livro “O Corpo Biocibernético e o Advento do Pós-Humano”, Lucia Santaella discorre sobre o estatuto do ser humano na entrada do século XXI, segundo ela, o corpo está em modificação por conta das extensões tecnológicas que são acopladas a ele. Esse corpo ainda em definição é chamado de biocibernético.

Santaella, ao longo de sua escrita, desenha um panorama da relação entre máquina e o humano, passando pelas quatro fases do homem de Wiener, pelo conceito do Autopoiesis de Maturana e Varela e chegando no ciborgue de Donna Haraway. A figura do ciborgue  é um híbrido entre máquina e organismo que aparece para Haraway como metáfora para a crítica da identidade em favor das diferenças e reinvidicando uma possível apropriação politicamente responsável da ciência e da tecnologia. O ciborgue condensa as transformações sociais e políticas ocorridas no Ocidente no final do século XX.

Levando em conta o ciborgue como base de um novo modelo epistemológico para Haraway e as múltiplas realidades de corpos híbridos discutidos por Santaella, podemos pensar nos performers de body art Ron Athey e Orlan. Ambos modificam seus corpos por meio de intervenções cirúrgicas e próteses.

[ATENÇÃO: os vídeos abaixo contém imagens que podem ser perturbadoras].

 

As performances de Athey e Orlan desestabilizam os limites corporais mais ou menos estáveis antes do advento do ciborgue e questionam o que é o humano. Em Santaella (2003, p. 207) vemos que “O descarnamento da subjetividade provocado pelas novas tecnologias tirou o chão dessa ilusão de estabilidade”.

 

Anúncios

Um comentário sobre “(+18) O pós-humano em Orlan e Ron Athey [Camille e Carolina]

  1. gabrielabcaravela disse:

    não termine um texto seu com uma citação de outra pessoa. Os autores devem ser usados apenas para corroborar com seu argumento e não como mais importantes do que o seu próprio texto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s