Avatar-se

Os impactos promovidos pelos novos recursos tecnológicos apresentam mudanças cruciais na sociabilidade e cultura humana, reverberando também nas artes, nos games e nos dispositivos de arte visual. Diante deste panorama, a obra “O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço” de Arlindo Machado (2007) representa, de maneira crítica, o modo com o qual certas artes, como a sétima, contribuíram –através de suas características híbridas – reflexões sobre o sujeito, o cinema e a mise-en-scène.

No entanto, as teorias enunciadas pelo autor destoam da realidade contemporânea ao analisar, na segunda parte do livro, os meios pós cinematográficos, que acabaram por redirecionar indagações sobre o sujeito.

O novo sujeito, criado a partir das novas plataformas, é um sujeito agenciador, capaz de interagir, criar e transmutar as imagens com as quais ele relaciona. Através de estímulos, sons, movimentos corporais ou até mudanças na construção imagética de um personagem, pode-se hoje jogar a bel prazer diversos jogos. O MMORPG, “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game” é um tipo de jogo que utiliza elementos existentes nos jogos de interpretação de papéis para jogar, no meio virtual, com outros internautas do mundo todo.

Pelo gênero MMORPG, é possível, na maioria dos games disponíveis, criar um avatar com identidade, personalidade e força definidas, melhorá-lo e utilizá-lo para conversar, batalhar e conquistar outros avatares dentro do mesmo universo.

Um dos mais conhecidos e antigos jogos da plataforma, World of Warcraft, foi lançado em 2004 e tem o maior número de pessoas inscritas, com mais de 10 milhões de jogadores ativos. Deste modo e a partir do conceito de “sujeito-se”, elaborado por Couchot e bem emplacado na obra de Martino, identificam-se nos avatares supramencionados, a autonomia e exercimento de suas funções, sendo eles o resultado da interação entre o sujeito-eu e a máquina.

Cenas de ação com personagens do jogo

 

Anúncios

Um comentário sobre “Avatar-se

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s