Os 3 sujeitos

No livro”O sujeito na tela: Modos de enunciação no cinema e no ciberespaço”, Arlindo Machado passa ao longo da história com o foco no sujeito e como este vem se modificando com o surgimento de novas tecnologias. McLuhan dizia que cada nova tecnologia aciona um novo estímulo cerebral. Essa referência é nítida ao passarmos pela câmara obscura, o estereoscópio e o ambiente digital no texto do Arlindo. A maneira como a passagem do observador para interator ocorre é algo que muda diretamente a maneira de ver as coisas.

Na câmara obscura experimenta a individualização do sujeito, pois o era necessário que este “adentrasse” a câmara para poder enxergar a imagem. A composição da imagem era técnica e tinha um único foco.  No estereoscópio a imagem passa a se formar no cérebro, pois está dividida por dois canais de visualização que no cérebro forma uma única imagem, e não duas. Na imagem digital o sujeito dá um salto, passa de observador e compositor da imagem para formador, agora ele está dentro da imagem. Nesse contexto Machado separa o sujeito em 2. Sujeito-SE e Sujeito_EU. Fica fácil entender essa proposta nos jogos. O Sujeito-EU é o personagem que você controla e assume no jogo. O sujeito-SE as demais ações que você não controla.

Tomando o jogo The Sims como base, o sujeito-Eu é o personagem que você controla e o sujeito-SE os demais personagens que visitam sua casa, que trabalham contigo e as demais ações, como metas. Mais que um jogo é uma mudança mental que ocorreu ao longo dos anos que hoje torna natural assumirmos “corpo” no mundo digital e controlarmos esse corpo. Cada nova tecnologia estimulou o observador a se aproximar cada vez mais da imagem a ponto deste se inserir nela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s