#TheXFiles201Days: Affirmational Fandom x Transformational Fandom

Em “A Cultura da Conexão” (2014), Jenkins, Green e Ford discutem o modelo híbrido e emergente de circulação de conteúdo presente no atual ecossistema de conectividade. Segundo os autores este ambiente inaugura novas formas de criação, produção e distribuição, em que o público não é mais visto simplesmente como consumidor, mas como peça fundamental na reconfiguração, remixagem e, principalmente propagação dos conteúdos midiáticos.

É neste contexto que Jenkins, Green e Ford (2014, p. 189-194) exploram duas variações do fandom: o Affirmational Fandom Fandom Afirmacional – e o Transformational FandomFandom Transformacional.  Os termos foram cunhados pela autora Suzanne Scott, no artigo “Repackaging fan culture: The regifting economy of ancillary content models” (2009), e se referem a maneira como os fãs se apropriam dos universos ficcionais.

Segundo Jenkins, Green e Ford (2014, p. 192) no Fandom Afirmacional (Affirmational Fandom) os conteúdos produzidos pelo público não extrapolam os termos criados no texto original, isto é, o universo ficcional é reafirmado. Conforme destacam, “[…] o propósito do autor está voltado para a satisfação da comunidade, as regras são estabelecidas de acordo com a forma como são caracterizados os personagens e com o funcionamento do universo” (Jenkins at al apud Scoot, 2009, p.192).  Já o Fandom Transformacional (Transformational Fandom) rescreve o universo ficcional, explorando caminhos que não estavam presentes no texto original. Para  os autores, este desvio tem o objetivo de “[…] corrigir uma questão decepcionante  no material original, seja usando este material para ilustrar um ponto, seja apenas para se divertir” (Jenkins at al apud Scoot, 2009, p.192).  Em suma, enquanto o Fandom Afirmacional aprofunda os elementos presentes no universo ficcional, o Fandom Transformacional desafia a narrativa, explorando pontos que não estavam presentes inicialmente na trama.

Estas duas categorias de Fandom descritas por Jenkins, Green e Ford (2014) podem ser observadas a partir da ação #TheXFiles201Days (201 Days of The X-Files)  do canal Fox. Lançada no dia 7 de julho de 2015, a ação propõe ao público uma maratona da série The X-Files. A ação, que integra a campanha de divulgação da décima temporada da narrativa ficcional seriada, convida o público a assistir diariamente – a partir do dia 7/7/2015 – um episódio do programa. Desta forma, até o dia 24 de janeiro de 2016, o público estará em dia com os 201 episódios que compõe as nove temporada da série.

Esta ação da Fox se desdobrou em dois projetos desenvolvidos por fãs The X-Files que ao vão ao encontro dos termos: Fandom Afirmacional e o Fandom Transformacional. Criado pelo designer gráfico J.J Lendl o projeto “The X- Files Poster Project” reafirma o universo ficcional de Chris Carter. Os pôsteres criados por J.J Lendl destacam o principal plot do episódio proposto pela maratona #TheXFiles201Days e não exploram nenhum elemento que não esteja  originalmente presente na trama.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já o Fandom Transformacional pode ser observador no projeto “The X-Files Abridged”. Assim como J.J Lendl, o perfil posta diariamente um conteúdo relacionado aos episódios da ação proposta pelo canal estadunidense Fox. Porém, os vídeos extrapolam o universo ficcional da série. Mesmo partindo do plot do episódio, a autora explora diálogos que não estão presentes na trama. As micro narrativas postadas na rede social Vine, apresentam um viés cômico das situações vividas pelos agentes do FBI Dana Scully e Fox Mulder.

Neste sentido, enquanto o “The X- Files Poster Project” produz os cartazes reafirmando os elementos do texto original, o “The X-Files Abridged” busca reescrever a trama, explorando aspectos que vão além dos apresentados nos episódios. O atual ecossistema de conectividade propícia o surgimento de novas logicas da cultura participativa, em que o público produz, cria e propaga os conteúdos midiáticos de maneria até então inédita.

Anúncios

Um comentário sobre “#TheXFiles201Days: Affirmational Fandom x Transformational Fandom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s