Big Brother is watching you

A célebre citação é datada de 1949, ano da publicação da obra “1984”, que rendeu à George Orwell o título de um dos escritores britânicos mais conhecidos depois de 1942, pelo The Times. Na obra, cabe ao protagonista Winston Smith a manutenção da propaganda do governo oligárquico vigente falsificando documentos e produções literárias a fim de que a criação dessas provas reafirmassem o poder e a potencia do regime. O personagem, no entanto, inicia uma rebelião contra o sistema.

Trailer do filme “1984”

Esta obra, aqui mencionada, dialoga com o livro “Spreadable Media: Creating Value and Meaning in a Networked Culture” concomitantemente de maneiras distintas: analisando o romance de maneira metafórica e o compartilhamento e alastramento de seu conteúdo através de fandoms, narrativas transmídias e produções baseadas no livro de Orwell.

A segunda maneira proposta pode ser compreendida diante da premissa de que a “Spreadable Media”, termo utilizado por Jenkins, foca em práticas e lógicas culturais, responsáveis por popularizar novas plataformas e compreender como a prática do compartilhamento se tornou banal (JENKINS et al, 2013, p. 03). O conteúdo compartilhado e difundido pelo sujeito faz com que o mesmo seja identificado como responsável pela difusão deste conteúdo.

Assim, o site Fanfiction publicou, em 2014, o conto “1984: An Alternate Ending”  proposto por um fã, que reescreveu o fim do livro no sítio eletrônico.

Além disso e cwhat-if-1984-was-an-instruction-manual-thumbonsiderando a narrativa transmídia da história, ela foi adaptada no cinema duas vezes (a primeira no ano de 1956 e a segunda em 1984), uma adaptação televisiva feita pela BBC de Londres e uma ópera, na mesma cidade. Estabelecendo um elo entre a cultura popular e o conteúdo, memes também foram produzidos sobre o tema. Na cultura popular, a HQ e posterior adaptação cinematográfica de “V For Vendetta”, escrita por Allan Moore, foi inspirada a partir da obra de Orwell.

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Big Brother is watching you

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s