Colaborar, participar [e exigir]

Conforme visto no texto “Cultura da Conexão” os limites do que seria colaboração e exploração não são muito claros, principalmente pelo cenário em rede, em constante mutação e que gera infinitas possibilidades para esta relação entre detentores dos principais meios de comunicação e consumidores que agora são também produtores.

Ao mesmo tempo que o público pode ser ativo em um projeto e contribuir para que ele seja até mesmo economicamente viável (como no caso do crowdfunding) ou alavancar a audiência de uma série, venda de livro etc. Pode também forçar as empresas a adotarem posturas que estejam mais alinhadas com seus ideais através de mobilizações em conjunto.

Como exemplo separei dois casos, o primeiro do filme “Life in a day” que foi feito reunindo diversas filmagens enviadas pelo YouTube depois do pedido do cineasta Kevin Macdonald. A ideia central é mostrar o dia de cada um e transformar em um resumo de pouco mais de uma hora e meia. O que acabou somando mais de 4.500 horas de gravações, com 80 mil inscritos de 192 países diferentes. Seria um caso de colaboração de usuários que não só assistem vídeos, curtem e comentam, mas que também produzem conteúdo para depois também ser disponibilizado na plataforma.

Por outro lado, selecionei o calendário com fotos de travestis feito pela agência Leo Brunett e premiado pelo 39º Anuário do Clube de Criação. Ao ser divulgado na internet, houve grande mobilização porque muitas pessoas acreditavam que a peça seria transfóbica. Depois disso, a agência pediu desculpas e a retirada do material da competição. Ou seja, um modo de convocar essa ação da empresa que partiu do público.

calendario

Calendário acusado de transfobia por internautas

O resumo dos acontecimentos podem ser vistos também na seguinte matéria: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2015/10/agencia-pede-desculpas-e-retirada-de-calendario-com-travestis-de-anuario.html

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s