Já Acabou, Jenkins? – O Viral no Marketing

No auge da televisão, o product placement era o queridinho entre os marketeiros.  Agora, esse tipo de publicidade indireta migra para a web, mirando em nichos ainda mais epecíficos.

Em “Cultura da Conexão”, Jenkins, Green e Ford introduzem duas noções muito importantes para compreendermos o comportamento da publicidade na web 2.0.

  • Viral :  algo atua como um vírus, ou seja, a pessoa é infectada e transmite sem saber o motivo.
  • Mídia Propagável: o usuário fez um comportamento de propagação, ou seja, há motivações e é algo consciente.

 

jessica-MD

Meme “Já acabou, Jéssica?”, criado depois que uma briga de escola se tornou viral.

O viral, pode ser utilizado com pouca estratégia . Quando o publicitário apenas observa e, se o meme da vez tiver alguma afinidade com seu público e produto, usa sem dó.

 12246805_769537776508989_6127887611528062831_n

Ou pode planejar o conteúdo em seus mínimos detalhes, torcendo para que ele se viralize. O marketing viral,  é uma arma poderosa, com capacidade para reforçar  a imagem das marcas. ” É difícil imaginar um cenário melhor para criadores e anunciantes, isso sem falar no público, que muitas vezes ‘adota’ a campanha e passa a agir como mídia espontânea em plataformas sociais. Esse é o tão cobiçado engajamento, em sua forma mais ativa.”

Nessa hora, os grandes aliados são os agentes influenciadores.

A Free Cô aproveitou o hype da vlogger Jout Jout para divulgar a marca em seu canal do YouTube . De um jeito descontraído e bem humorado, Jout Jout conta para os seus fãs que eles não precisam mais sofrer ao fazer cocô a dois.

Mesmo hoje, dez meses depois da postagem do vídeo, o conteúdo continua a se propagar. As estatísticas disponibilizadas pelo YouTube mostram que o número de exibições não param.

jout jout.png

Ainda assim, para Jenkins ” no entanto , a mídia viral é uma forma falha de pensar sobre a distribuição de conteúdos através de redes informais “.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s