Pinterest: uma análise a partir do modelo de Dijck

Imagine if the internet was only stuff you love. Só every good thing buried in the too-wide web was waiting there for you. Well, that’s what Pinterest is – a place for the good stuff. The stuff you want to discover and save for later.” Esta é a descrição apresentada em um simpático vídeo de divulgação do Pinterest, uma rede social de compartilhamento de ideias, referências, DIY (Do It Yourself) e outros, através de imagens.

Utilizando a teoria Ator-Rede, utilizada por José Van Dijck em “The Culture of Conectivity: a critical story of social media” para analisar novas plataformas online, vamos analisar esta rede social, considerando a categorias Usuário e Tecnologia.

Pinterest_logo-3

Tecnologia

O objetivo do Pinterest é compartilhar através de imagens, links de sites ou fotos, sobre assuntos diversos. Sua dinâmica é simples: basta o usuário criar alguns painéis (boards) onde categoriza suas postagens (como álbuns do Facebook). A partir daí ele pesquisa o assunto de seu interesse (ex: decoração de casamento) e dentre as imagens exibidas como resultado da pesquisa ele tem a opção de curtir, enviar para alguém ou marcar com um “pin”. Todas as fotos marcadas com um pin são salvas nas categorias selecionadas pelo usuário e ele pode consultar posteriormente. O Pinterest está disponível para web e e também para iOS e Android.

Usuário

O usuário do Pinterest geralmente utiliza a rede social para buscar e compartilhar referências, tais como decoração, design, culinária, moda e o design e outras. Veja o infográfico criado pela agência francesa 909C e o gerente digital Christian Radmilovitch em 2014 para traçar o perfil do usuário desta rede social.

Pinterest

Anúncios

Um comentário sobre “Pinterest: uma análise a partir do modelo de Dijck

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s