Análise do Facebook

fb

  • Tecnologia
  • O Facebook foi originado do Facemash, criado para que os estudantes de Havard pudessem categorizar as pessoas pelas fotos em atraentes e não atraentes (“hot or not”). Em 2004, o Facebook foi criado com base no Facemash, mas com ambição de se tornar mais popular, tanto que neste ano chegou a 1 bilhão de usuários. Fora o relacionamento entre os usuários, a empresa também passou a abrir espaços para publicidade e com sua expansão, já adquiriu outros aplicativos do mesmo segmento, como Whatsapp e Instagram.
  • Usuários e uso
  • O uso mais comum nesta rede era o de compartilhamento de acontecimentos pessoais, desde marcações como “Nascimento do primeiro filho”, até os álbuns e grupos de familiares, amigos e colegas de trabalho. Porém, com as possibilidades cada vez mais avançadas de se fazer uma divulgação direcionada a um público-alvo, o Facebook foi gerando cada vez mais interesse das empresas e hoje, possivelmente você não consegue abrir seu feed sem ver ao menos um post patrocinado antes de rolar a barra lateral.
  • Conteúdo
  • Os formatos foram se desenvolvendo e se antes o que se mais encontravam eram textos, hoje as imagens e os vídeos já tomaram o espaço. Recentemente até os gif’s passaram a ser suportados pela plataforma. Isso pode sinalizar o que a autora coloca como “tendências e preferências dos consumidores”, visto que eram utilizados em redes como o Orkut, por exemplo, e, no caso do gif, pode ter sido atribuído pela vontade dos usuários em continuar usando-os também no Facebook.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Análise do Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s