A Questão da Autoria na Wikipédia

robos - wikipedia

Em “The Culture of Connectivity”, José Van Dijck analisa heuristicamente a plataforma Wikipédia através da combinação de dois modelos teóricos: de um lado, sob o ponto de vista tecnológico, a teoria “Ator-Rede”, que propõe a igualdade na relação entre homem/máquina e, de outro, a teoria da Política Econômica que, através de um enfoque organizacional, investiga as negociações de poder dentro do ciberespaço.

Garimpados esses dados, uma questão se faz urgente: como mensurar a questão da autoria na Wikipédia? Representando uma minoria dentre as plataformas sem fins lucrativos mais bem-sucedidas na web, a empresa é mantida por uma fundação corporativa que tem por objetivo garantir a independência e a neutralidade do meio.  No entanto, dado o avanço tecnológico e a complexidade do sistema, a Wikipédia hoje mantém os robôs no topo da pirâmide colaborativa, enquanto grande parte dos usuários estabelece com a plataforma a exclusiva função de promover links entre os domínios da rede.

Em um tempo de “ascensão da burguesia”, em que muitos colaboradores humanos, considerados de elite pelo trabalho pioneiro, deixam o poder para novos usuários assumirem, é errado pensar, no entanto, que algum desses voluntários tem realmente poder de decisão. Trabalhando com um sofisticado algoritmo, a Wikipédia hoje é mantida por um exército de robôs que são capazes de detectar vandalismos, banir usuários e até mesmo realizar postagens de novos artigos.

Não é espanto constatar que o número de editores e administradores humanos vem caindo a cada ano e que a proporção homem/máquina está ainda longe de ser igualitária, tendo em vista que o programa dos bots é administrado por apenas cinco voluntários humanos.  Nesse sentido, o princípio da neutralidade, e a própria questão da autoria, parece nos dizer que quanto menos interversão humana houver, melhor.

Anúncios

Um comentário sobre “A Questão da Autoria na Wikipédia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s