Uma análise do Snapchat a partir do modelo de Dijck

O modelo proposto por Jose van Dijck trabalha com uma associação entre a análise de cunho social proposta por Castells e a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour. Pensando neste modelo, faço uma breve análise do aplicativo de mensagens com base em imagens, Snapchat.

snapchatlogo

Tecnologia
O Snapchat está disponível para os sistemas operacionais ios e android. Foi criado e desenvolvido pelos estudantes da Universidade de Stanford, Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown. O usuário pode tirar fotos, gravar vídeos, adicionar textos e desenhos à imagem e seu grande diferencial é poder escolher o tempo que a imagem fica disponível para ser visualizada pelos amigos de sua lista. Ainda é possível iniciar uma conversa com texto ou vídeo com seus amigos, mesmo sem ativar sua câmera para conversar. O tempo de cada snap enviado como mensagem pessoal é de 1 a 10 segundos, e após aberto, a imagem ou vídeo somente poderá ser vista pelo tempo escolhido pelo remetente. A imagem é excluída do dispositivo e também do servidor. O tempo do snap postado no perfil de cada pessoa costuma ser bem maior e também pode ser escolhido. Também é possível adicionar filtros nas fotos, salvar as fotos tiradas no app no computador e anexar arquivos ao bate-papo dentro do Snapchat.

 

Usuário

Por ser um aplicativo de celular, os usuários automaticamente podem autorizar o aplicativo a buscar amigos em outras redes e também na própria agenda. Seus usuários são, em sua maior parte, jovens. Algumas celebridades e empresas também utilizam o aplicativo. Os usuários costumam publicar fotos de acontecimentos rápidos, normalmente algo engraçado, e as fotos ou vídeos nunca tem grandes efeitos, afinal esses arquivos são deletados da rede rapidamente, o que cria outra relação desses usuários, se comparado com outras redes sociais.

 

snap jout jout

 

Anúncios

Um comentário sobre “Uma análise do Snapchat a partir do modelo de Dijck

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s