WikiMundo

A Wikipedia é um sítio eletrônico mundialmente conhecido que  incorpora elementos de conhecimentos gerais e de enciclopédias, revistas, almanaques e publicações acadêmicas. Assim, a plataforma garante, gratuitamente, não só o acesso à informação, como também a modificação, correção e adição de novos artigos.

Wikipedia_Logo_1.0.png

Na obra “The Culture of Conectivity: a critical story of social media”, Djick (2013) atribui ao termo “crowd management” a habilidade do domínio em acomodar uma larga variedade de usuários – frequentes ou não -, que voluntariamente contribuem para o sucesso da Wikipedia. Segundo Djick, a definição de “wiki” é dada pelo conceito de lugar colaborativo, onde pessoas de todo o globo podem ser capazes de ajudar ao editar e escrever artigos. Assim, o sucesso da Wikipedia e o compromisso de seus usuários frequentes foram elemento surpresa até mesmo para os fundadores da organização.

Como criar um artigo na Wikipedia:

 

De acordo com a própria Wikipedia, wiki, que em havaiano traduz-se veloz, rápido ou ligeiro, é um termo utilizado para identificar coleções de documentos em hipertextos, o software utilizado para criá-los e a relação dos meios digitais com os mais diversos tipos de documentos. Assim sendo, a rede colaborativa da Wikipedia abriu gama para diversos outros websites que utilizam modelos parecido. Dentre eles, são mais conhecidos o Wikicommons (mídia eletrônica), o WikiHow (para instruções de como-fazer) o Wikibooks (destinado à aprendizagem auto-dirigida) e o Wikiquote (referencias, frases e citações). A recente e polêmica organização Wikileaks, que publica em seu domínio eletrônico imagens de documentos, transações econômicas e arquivos confidenciais não seria, de acordo com o sétimo capítulo da obra de Djick, considerada wiki, já que não permite aos usuários comuns a adição, edição ou exclusão de conteúdos, premissa que segue todas as outras plataformas aqui citadas.

Assim, a dinâmica plural e voluntária destes sítios eletrônicos contribui para a compreensão cultura da conectividade que rege as relações estabelecidas no meio digital – indicando normas de sociabilidade das relações na internet -.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s