BlackList e os Flashbacks

Jason Mittell lança o termo Complex TV para representar um modelo de narrativa que contrapõe a forma episódica e seriada das séries nos anos 80. A Storytelling – o modo de contar as histórias – foi alterado. Aumentou o número de personagens, muitos aparecem somente por um episódio, e os fatos são interligados não por um sequência cronológico, mas muitas vezes apresentados por meio de Flashbacks, trazem informações relevantes para o entendimento e/ou resposta de algum mistério envolvendo a trama. Segundo Mittell

Flashbacks funcionais são usados para recontar histórias de pano de fundo importantes (enquanto um detetive narra a solução de um crime) ou para enquadrar toda a ação de um episódio no tempo passado (como a dramatização do encontro de Rob e Laura no Dick van Dyke Show).

The-Blacklist-temporada-1O autor cita a série Lost, que utilizou bastante dos flashbacks para esclarecer pontos da narrativa. Essa característica começou nos inícios dos anos 90 e propaga até hoje. Outra série, mais recente, que também usou os flashbacks para resolver tramas secundárias, mas não menos importante, foi Black List.

Desde o início da série a agente Keen relembra do incêndio que matou seus pais na sua infância. Ao ingressar no FBI e conhecer Red, a cada caso resolvido ela percebe que o envolvimento dele na vida dela tem grande relevância com o incêndio. Somente nos episódios 10 e 11 da segunda temporada que algumas respostas aparecem. Ao mesmo tempo que Keen entra em um “sonho lúcido” para tentar voltar 26 anos da sua história afim de responder suas dúvidas, os demais agentes do FBI tentam resolver um caso com a ajuda de Red. Como grande parte do episódio passa dentro da “cabeça” da agente, ele intercala flashbacks com a história atual. Nesse episódio (11),  além de colocar face a face a agente quando criança e hoje adulta os flashbacks tomam o primeiro plano enquanto a solução de outro caso se torna secundário. Sem sombra de dúvidas a inserção de flashbacks nas tramas as tornou muito mais interessante e envolvente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s