How To Get Away Without Storytelling?

htgawm01

 

Para o pesquisador Jason Mittell, durante as últimas duas décadas o produto televisivo estadunidense, sobretudo os seriados e as narrativas episódicas, sofreu uma complexa transformação em virtude do desenvolvimento tecnológico. Essa mutação também é influenciada pela consolidação do campo audiovisual e a aproximação com a estética cinematográfica – a televisão agora ambiciona a perfeição técnica das salas de cinema – bem como os próprios hábitos dos telespectadores, que passam a participar ativamente do processo de construção da narrativa.

O “Complex TV”, como denomina Mittell, é um modelo de storytelling, que rompe com as bases da narrativa clássica seriada da televisão norte-americana ao investir em uma complexidade que atravessa o cânone televisivo. A narrativa de gênero, por exemplo, é violada quando uma série de aventura/ação como “Sense8” (2015) é invadida por um número musical que conecta todos os personagens. Recursos cinematográficos, como o uso de flashback e flash forward, também são absorvidos para ampliar os pontos de vista do enredo e forçar o aprofundamento da experiência sensorial.

A conexão entre os capítulos se torna complexa: o entendimento de um episódio depende obrigatoriamente do acesso ao episódio anterior. É cada vez menor o número de sitcoms, onde cada programa pode ser assistido de maneira independente sem prejuízo do entendimento.  No “Complex TV” os roteiristas se preocupam menos em explicar os acontecimentos na trama do que envolver o telespectador. Assim, em muitos os casos, a figura do protagonista aparece diluída em uma multiplicidade de personagens que suscitam muito mais questionamentos do que propriamente respostas.

CHARLIE WEBER, LIZA WEIL, BILLY BROWN, MATT MCGORRY, AJA NAOMI KING, VIOLA DAVIS, KATIE FINDLAY, ALFRED ENOCH, KARLA SOUZA, JACK FALAHEE

HOW TO GET AWAY WITH MURDER – ABC’s “How to Get Away with Murder” Charlie Weber como Frank Delfino, Liza Weil como Bonnie Winterbottom, Billy Brown como Nate, Matt McGorry como Asher Millstone, Aja Naomi King como Michaela Pratt, Viola Davis como Professora Annalise Keating, Katie Findlay como Rebecca, Alfred Enoch como Wes Gibbins, Karla Souza como Laurel Castillo and Jack Falahee como Connor Walsh. (ABC/Craig Sjodin)

Esse é o caso da série “How to Get Away with Murder” (2014/2015), que está no ar em sua segunda temporada. Na trama, cinco ambiciosos estudantes de Direito se envolvem com uma professora de defesa criminal e seus dois inescrupulosos ajudantes. A narrativa se complexifica na medida em que uma série de assassinatos coloca em cheque o caráter dos personagens. O telespectador nunca tem certeza dos reais motivos por trás de cada personalidade e a ligação entre elas é cada vez mais nebulosa. Conforme a série avança, as certezas são desconstruídas.

htgawm02

No último episódio levado ao ar, em 19 de novembro de 2015, pela rede norte-americana ABC, a construção narrativa alcançou uma complexidade até então inédita na série. Explica-se, o programa foi o último antes do hiato – a pausa que determinados programas fazem em virtude do recesso entre os meses de dezembro e janeiro – e precisava ter o impacto necessário para garantir a fidelidade do espectador quando o produto voltar ao ar em fevereiro próximo.

htgawm04

Dentre as estratégias utilizadas, cortes rápidos favoreciam a confusão no esclarecimento de quem de fato atirou em Annalise Keating, a professora e protagonista da série. Além disso, flashbacks e flash forwards foram intercalados de maneira dinâmica, e por vezes ambígua: em certo momento Annalise aparecia desesperada ao telefone, informação que, negada ao espectador, só é esclarecida quando a narrativa recua para as oito horas anteriores. Passado e presente vão assim se contrapondo até que em seu ápice, em um flashback de 10 anos, o episódio desconstrói as certezas do público ao revelar uma informação que altera completamente a dinâmica do relacionamento entre os personagens. Deste modo, como arremata Mittell, toda vez que o público está certo de suas respostas, o “Complex TV” rearranja as perguntas.

 

PROMO – 2ª Temporada / Episódio 09

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s