Estudo dirigido – Aula 5

3.Qual  é a relação  entre a  seguinte  passagem  do texto  de Santaella  e  o  conceito  de  arte tecnológica   exposto   no   texto   de   Martin   Heidegger   “The   question   concerning technology”?

“Nessa medida, a arte tecnológica se dá quando o artista produz sua obra através da mediação de  dispositivos  maquínicos,  dispositivos  estes  que materializam  um  conhecimento  científico, isto é, que já têm uma certa inteligência corporificada neles mesmos.”

Há uma interface no pensamento de Martin Heidegger e Lúcia Santaella (especificamente no texto “A questão da técnica”, do primeiro, e do livro Culturas e artes do pós-humano, da segunda) e que nos ajuda a entender a questão colocada acima. Esse ponto convergente encontra-se no entendimento de que a tecnologia possui um saber em si própria que, empodera o corpo humano ao ir além desse, levando-o a dominar o conhecimento de técnicas e saberes.

Santaella entende que a arte sempre fez uso de técnicas, ou seja, os procedimentos necessários para a elaboração de alguma coisa. Assim, a autora chega à conclusão de que a arte foi feita de dois modos distintos, um antes da revolução industrial e outro depois. Do mesmo modo, Heidegger acaba por fazer uma distinção parecida, embora se referenciando no pensamento grego, ao separar a arte em antiga e moderna, tendo como paradigma a produção técnica. A arte antiga estava associada a um desocultamento de algo, uma descoberta através do trabalho técnico. A arte moderna privilegia a produção, fazendo um desvelamento mas de modo diferente, o que o autor enxerga com o conceito de “armação”.

Essa passagem, para Santaella, fica muito clara com a chegada da câmera fotográfica que finaliza uma era em que as imagens eram construídas artesanalmente e inaugura um momento em que as artes são, agora, tecnológicas. E o saber técnico que existe, já incorporado, nessas máquinas, prescinde do homem para fazê-lo acontecer. Nesse ponto observamos uma confluência do conceito de armação, de Heidegger, com o pensamento de Santaella, que sugere que a técnica atual, moderna, buscando sempre os caminhos mais fáceis e produtivos, acaba deixando em segundo plano a beleza do mundo e seus potenciais.

Anúncios

Um comentário sobre “Estudo dirigido – Aula 5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s