Possibilidades de expansão para o cinema. King Kong 360 3D

Em “A Forma Cinema: Variações e Rupturas” André Parente se indaga sobre as mudanças no dispositivo do cinema proporcionadas pelas novas mídias. Assim como Parente, Leon Charney e Vanessa Schwartz também pensam o cinema como um dispositivo aberto desde sempre, porém, sua multiplicidade teria sido ocultada por sua forma dominante. A partir da ideia de dispositivo, Schwartz, Charney e Parente refletem sobre as potencialidades de reinvenção ofertadas pela convergência entre novas tecnologias e cinema. Jeffrey Shaw é outro autor que se propõe a pensar o cinema de maneira expandida, para ele, cinema e tecnologias estão ligados de forma que o usuário pode interagir com as imagens, tornando-se câmera e editor.

Pensar o cinema como dispositivo é pensar em novas experiências, o parque da Universal Studios dá um exemplo: King Kong 360 3D é  a maior experiência em 3D do mundo. Criada por Peter Jackson, a atração conta com duas telas curvas, cada uma medindo aproximadamente 57 metros de largura por 13 metros de altura – o equivalente a 16 salas de cinema. As telas cercam o bonde que leva os turistas pelo passeio no parque. Além das enormes telas, há efeitos mecânicos, o bonde gira e treme conforme a sequência de imagens, proporcionando a sensação de estar dentro da cena.

King Kong 360 3D converge as telas em um espaço arquitetônico imersivo, a apropriação das tecnologias e do dispositivo do cinema pelo parque de diversões fazem com que o cinema extrapole sua forma rígida e hegemônica: a sala de cinema, o projetor e os filmes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s